Esta energia conseguimos nos alimentos a base de carboidratos, por isso não devemos eliminá-los ou reduzir drasticamente seu consumo ao fazermos uma dieta de emagrecimento.

Ao eliminarmos o consumo de carboidratos de nossa dieta nosso organismo irá procurar outras fontes de energia para se manter em atividade, são elas as gorduras e as proteínas. Esta inclusive é a base do fundamento da dieta de Atkins ou dieta cetogenica, bastante popular na década de 70-80.

Parece fácil e lógico que façamos isso caso o objetivo seja reduzir gordura corporal.

Porém retirar um grupo alimentar seja ele gordura, carboidrato ou proteínas funciona de uma maneira bem mais complexa em nosso organismo.

Falaremos somente sobre a retirada de carboidratos da dieta. Veja estes dois aspectos:

a) Ao cortar o carboidrato seu corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia, com isso ele produz substâncias tóxicas, os corpos cetônicos. São eliminados na filtragem do sangue pelos rins e eliminados pela urina, isso acarreta um grande trabalho de certos órgão vitais de nosso corpo.

B) Em segundo lugar seu corpo vai utilizar as proteínas disponíveis para gerar energia com isso você perderá músculos. Não temos como decidir o que o nosso corpo irá queimar, só podemos decidir o que vamos ingerir para gerar energia.

Então como devemos fazer para ingerir carboidratos sem engordar, ou para emagrecer?

Simples basta ingerir uma quantidade equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras num mesmo dia, com um gasto energético proporcional ao que se ingeriu, sem gerar energia excedente.

Escolher os carboidratos em uma dieta de emagrecimento é fundamental.

As dicas são:escolha alimentos integrais são carboidratos que demoram mais para serem digeridos e fornecem, além de energia, vitaminas, minerais e fibras, estas importantes para ajudar a manter a saciedade.

Corte alimentos ricos em açúcar,estes carboidratos não são interessantes numa dieta, são absorvidos rapidamente pelo organismo,geram um pico glicêmico que na queda causa fome e sensação de hipoglicemia.

Escolha uma fonte de carboidrato por refeição, diminua o tamanho da porção pela metade é um bom passo inicial, passado 15 dias reduza novamente até chegar a uma medida ideal.

Fora isso não esquece de comer com calma com pequenas garfadas e mastigando muito, assim a saciedade será maior e pequenas porções irão satisfazer mais facilmente seu apetite.