As fibras são importantes na dieta, pela função de transito intestinal, seu grande efeito de saciedade e melhora do perfil lipídico.

São compostas principalmente de grandes moléculas de carboidratos complexos. Sua principal característica é a de não serem completamente digeridas pelo organismo humano.

Se dividirem em dois grupos as solúveis formam uma espécie de gelatina que aumenta de volume elas têm o poder de diminuir a assimilação dos açúcares e das gorduras pelo organismo.

As insolúveis ajudam simplesmente a formar o bolo estomacal, atravessando o intestino, intactas. Elas melhoram consideravelmente o trânsito intestinal

Os nutricionistas recomendam a ingestão de um grama de fibra para cada 100 calorias diárias, algo em torno de 20 gramas de fibra por dia.

Ao ingerirmos fibras, diminuímos nosso consumo de carnes, gorduras e açúcares; melhoramos o desempenho de nosso metabolismo em regular a assimilação de gorduras e açúcares no organismo.

Seu efeito rápido de saciedade se deve ao fato de que ao ingerirmos fibras na dieta com líquidos elas incham tendo um transito lento prolongando o período de saciedade, evitando, assim, que outros alimentos sejam ingeridos em um curto espaço de tempo.

Mas cuidado, sua ingesta de líquidos deve ser observada, pois as fibras podem reter quatro vezes seu peso em líquido. Sendo assim ao ingerir fibras a ingesta maior ingesta de líquidos devem ser observadas, opte por agua, chás e evite refrigerantes e bebidas com sabor artificial.

Se seu objetivo é perder peso observe: Uma dieta adequada em fibras obtendo seus benefícios deve ser integrada a uma dieta pobre em calorias, elas certamente vão ajudar a controlar o peso. Introduzir o consumo e fibras, pouco a pouco, na alimentação diária é, portanto, a melhor medida para perder alguns quilos.