Nas dietas de emagrecimento muito se fala no uso do óleo de coco e no óleo de cartamo como auxiliar na função de queima de gordura, mas como saber quais as diferenças e semelhanças para que possamos usar o que mais vai nos ajudar neste processo.

Ambos os óleos tem Omega-9, que e o acido oléico encontrado no azeite de oliva extra virgem e no abacate, seu uso continuo resulta na metabolização de gordura acelerando o processo de perda de gordura corporal. O uso sob forma de suplemento garante a concentração necessária para que este processo aconteça.

O óleo de coco tem uma ação sobre a produção do cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura abdominal. Em função de sua alta concentração de Omega-9 o uso regular e continuo de 3gr ao dia apresenta excelentes resultados quando combinado a atividade física regular.

Nele encontramos também o Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM), esta substancia não é armazenada sob forma de gordura pois e facilmente absorvido pelo intestino. Estudos apontam que o TCM ainda tem a capacidade de reduzir os níveis de LDL, balancear os níveis do bom colesterol no sangue (HDL).

Seu uso como suplemento e indicado para praticantes de atividade física  que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal e tratar dislipidemias. Com sua alta concentração de vitamina E, mantém as características de óleo sem sofrer oxidação.

O óleo de coco contém também ácido láurico, este tem a função de exercer forte ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários micro-organismos maléficos ao nosso corpo.

O ácido láurico também possui efeito termogênico, pois acelera o metabolismo, e aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para o menor ganho de peso.

Então como o óleo de coco se diferencia do óleo de cartamo?

Óleo de Cártamo , apesar de conter Omega 9 se caracteriza por sua concentração de ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o que faz com que promova estímulos de saciedade já que aumenta a leptina, hormônio resistente em obesos.Além disso contem Omega-6, acido linoléico, que diminui a formação de placas de colesterol no sistema circulatório.Pesquisas mostram que este acido graxo esteja relacionado a redução do tecido adiposo e aumento da lipólise.

  E importante salientar que para estes ácidos graxos funcionarem como liotrópicos eles devem estar em equilíbrio de concentração e em uso continuo. E também para que o ômega-6 ter efeito ele precisa estar em equilíbrio com o ômega-3. Portanto, para o óleo de cártamo funcionar de maneira adequada, o organismo precisa estar equilibrado em relação ao ômega-3.