Foi divulgado em recente pesquisa de canadenses publicada na revista cientifica Câncer um estudo comprovando os benefícios do uso de Omega-3 em pacientes submetidos a quimioterapia. O mesmo foi realizados em pacientes com câncer de pulmão e demonstrou um aumento na eficácia da quimioterapia e sobrevida destes pacientes.

Esta pesquisa baseou-se em ensaio clinico aberto controlado por placebo (medicamento inócuo) com 46 pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas. Convém salientar que mais de 65% dos casos de câncer de pulmão de células não pequena avançados não respondem a quimioterapia sendo as taxas de sobrevivência baixas.

 Nesta pesquisa os pacientes foram divididos em 2 grupos e resultou em que o grupo que recebeu a suplementação apresentou melhor taxa de resposta à quimioterapia (p = 0,008) e maior benefício clínico quando comparado ao grupo placebo (p = 0,02). Além disso, os pacientes que receberam a suplementação tiveram uma tendência ao aumento de um ano de sobrevida em relação ao grupo placebo (p = 0,15).

A dose utilizada foi de 2,5gr de Omega-3 ao dia e este estudo comprovou um primeiro indicio de que o uso de suplementação de Omega-3 pode beneficiar estes pacientes.